Ajuda
1. Registrando Domínios
2. Operação do Sistema
3. Documentação
4. DNS
5. Outras

1. Registrando Domínios 2. Operação do Sistema 3. Documentação 4. DNS 5. Outras IMPORTANTE:
Caso ainda tenha dúvidas, envie um e-mail para registro@registro.sc.gov.br




1.1 O que é um nome de domínio ?

É um nome que serve para localizar e identificar conjuntos de computadores na Internet. O nome de domínio foi concebido com o objetivo de facilitar a memorização dos endereços de computadores na Internet. Sem ele, teríamos que memorizar uma sequência grande de números.


1.2 Quem pode registrar um domínio ?

Órgãos públicos ligados ao Governo do Estado de Santa Catarina (Secretarias, Conselhos estaduais, Departamentos, etc) e órgãos públicos ligados às Prefeituras municipais (Prefeituras, Câmaras Municipais, etc).


1.3 Por que preciso registrar meu domínio no Registro sc.gov.br ?

Domínios que não estão registrados, não podem ser encontrados na Internet;
Todos os domínios na Internet com extensão sc.gov.br são registrados, exclusivamente, no CIASC.


1.4 Eu preciso de um provedor para registrar um domínio ?

O que você precisa na verdade são 2 servidores DNS já configurados para o seu domínio. Em geral quem lhe fornecerá isto será o seu provedor de hospedagem, caso você não tenha infra-estrutura própria.


1.5 Para que servem os servidores DNS ?

O servidor DNS será o equipamento responsável por permitir que as demais máquinas conectadas a Internet consigam acesso as máquinas de seu domínio. Sem um servidor DNS corretamente configurado, o seu domínio não estará ativo na Internet.


1.6 Não possuo servidores DNS, o que devo fazer ?

Se você não possui infra-estrutura própria, procure os serviços de um provedor de hospedagem. Existem listas de provedores de hospedagem disponíveis no Yahoo: [1] e [2].


1.7 Quanto tempo demora para se obter o registro de um domínio ?

O registro de um domínio é feito assim que recebermos a documentação necessária e seus servidores DNS estiverem configurados e respondendo corretamente.


1.8 Como faço para saber se meu registro de domínio foi aceito ?

Você será informado, via e-mail, quando o domínio for registrado. Durante o processo você poderá acompanhar o estado do seu pedido diretamente na sua tela de administração. O seu pedido aparecerá na lista de "Pendências" e após o processamento será colocado na lista de domínios processados. Esta lista pode ser acessada diretamente no menu da sua tela de administração.


1.9 Como obtenho uma relação de todos os domínios registrados no Registro de Domínios sc.gov.br?

Verifique aqui.


1.10 Por que meu pedido ainda não virou domínio ?

Verifique o status de seu pedido de domínio diretamente na sua conta no sistema de registro. Caso seu pedido possua alguma pendência, este ficará aguardando até um prazo determinado, ao fim do qual, caso a pendência não tenha sido resolvida, o pedido será cancelado.


1.11 Estou tentando registrar um domínio com as mesmas máquinas DNS que utilizo em outro domínio já registrado, porém o sistema devolve um erro o que fazer ?

Cada novo domínio deve ser previamente configurado nas máquinas que servirão como DNS para o mesmo. Verifique se a máquina está devidamente configurada para o novo domínio que você deseja.


1.12 Já tenho um ou mais domínios registrados. Como faço para registrar outro ?

Se a instituição já possui algum domínio registrado, somente o contato administrativo da entidade poderá registrar novos domínios. O procedimento a ser seguido por este contato é o mesmo efetuado quando do primeiro registro.





2.1 Quais são os contatos de um domínio ?

Há 2 contatos: contato administrativo do domínio e contato técnico.


2.2 Quais são as responsabilidades dos contatos de um domínio ?

O contato administrativo é o responsável pela manutenção e atualização dos dados da entidade, informações dos servidores DNS, registros de novos domínios e pela transferência do contato técnico dos domínios detidos pela mesma. O contato técnico somente pode alterar os servidores DNS.


2.3 Quem deve ser cadastrado como contato de um domínio ?

O contato administrativo deve ser da própria entidade. Somente o contato técnico tem a necessidade de ser do provedor (caso exista um).


2.4 Quero mudar de provedor, porém o contato técnico é do meu antigo provedor, como faço ?

Como contato administrativo do domínio, entre no sistema através da tela de IDentificação do sistema. Selecione o domínio na lista "Administrativo" e clique em "Editar Domínio". Altere o ID técnico e clique em "Submeter". Após isto, a tela de administração voltará automaticamente.


2.5 Como faço para mudar de provedor ?

Qualquer alteração de dados pode ser feita diretamente no sistema. Para mudar de provedor, você deve alterar as máquinas DNS que servem o seu domínio. Para alterar as máquinas DNS de um domínio, você deve ser o contato administrativo ou técnico do domínio, entrar no sistema com sua IDentificação e senha, selecionar o nome do domínio e clicar em "Editar Domínio". Na tela seguinte, você terá acesso aos campos com o nome e número IP das máquinas DNS. Lembre-se de que as máquinas DNS que você informar, já devem estar previamente configuradas para o domínio.


2.6 Mudei de provedor ou adquiri um link dedicado com a Internet, como devo proceder ?

Basta que o seu novo provedor (contato técnico) ou você mesmo (contato administrativo) configure corretamente o DNS para responder para o seu domínio e após isto altere as informações de delegação no sistema.

A alteração da delegação DNS pode ser feita das seguintes maneiras:

1) Se você for o contato técnico ou administrativo, entre no sistema e altere as configurações para os novos DNSs.

2) Se você for o contato administrativo, pode nomear um novo contato técnico, e ele mesmo se encarregará de todas as alterações necessárias à mudança.


2.7 O que é um ID ?

ID é a abreviação de IDentificação. Como o próprio nome já diz ele é a Identificação do usuário ou mais comumente conhecido login. Neste cadastro devem ser especificados os dados pessoais do Usuário.


2.8 Qual é o meu ID ?

Caso já exista um ID cadastrado para a sua pessoa verifique o mesmo no sistema de pesquisa


2.9 Preciso de um novo ID para cada novo domínio ?

Como o contato administrativo deve ser da própria entidade, dentro da mesma entidade um único ID pode ser utilizado para a administração de dezenas de domínios.


2.10 Por que no cadastro de Usuários, eu devo colocar meus dados pessoais e não um nome genérico ?

1 - Em caso de necessidade de contato telefônico, a pessoa que é responsável pelo domínio possa ser encontrada com facilidade;
2 - Em caso de perda de senha, a existência de um nome real no cadastro é a única forma de identificar quem é o proprietário do ID, para o qual a senha possa ser repassada/alterada.


2.11 Mudei de endereço, como atualizá-lo ?

Para seus dados cadastrais, a pessoa de posse da IDentificação e senha, deve seguir os seguintes passos:

1 - Entre na tela de login;
2 - Entre com a IDentificação e senha do contato do qual você deseja alterar os dados e clique no botão "ENTRAR";
3 - Na "Tela Principal", selecione a opção "Alterar meu cadastro" localizada no menu na parte superior da tela;
4 - O sistema abrirá o cadastro no qual você poderá alterar os seguintes dados: e-mail, endereço, telefone, senha e lembrete. Efetue as alterações necessárias e selecione o botão "Alterar";
5 - Ao submeter o formulário, será enviado um e-mail com o título "Alteração cadastral" confirmando suas alterações.


2.12 Como faço para cancelar um ID ?

Não existe como o próprio usuário remover um ID. IDs não utilizados serão removidos pelo próprio sistema, após um determinado tempo de inatividade.


2.13 Como faço para trocar minha senha, meu e-mail ou qualquer outro dado pessoal ?

Siga as instruções dos procedimentos descritos no item "2.11".


2.14 Esqueci (ou não sei) a minha senha, o que fazer ?

1 - Primeiramente tente o acesso com as senhas que você utiliza na maioria das vezes. Se mesmo assim você não conseguir acessar o sistema, clique abaixo no botão lembrete para que seja enviada para o email que você cadastrou, uma mensagem contendo o conteúdo do campo lembrete. Caso o lembrete não seja suficiente para você lembrar da senha, siga as instruções que constam no email recebido.
2 - Se a sua identificação foi cadastrada por terceiros, entre em contato com a pessoa que lhe cadastrou no sistema, e peça a ela que informe a senha.
3 - Se nenhuma das opções acima pode ser seguida, seu endereço de e-mail não está correto ou mudou, siga o procedimento de reabilitação de um ID


2.15 Como saber se meu domínio tem pendências ?

As pendências estão disponíveis a partir da tela de administração dos contatos do domínio. Se você for um deles, vá para a página de entrada do sistema, digite o seu ID e sua senha e selecione o botão ENTRAR. Se o domínio tiver alguma pendência, esta aparecerá na parte inferior da página, na sessão Pendências.





3.1 Qual é o endereço e o responsável para o qual enviarei a documentação necessária ?

CIASC / GECOM - Registro de Domínios sc.gov.br
Rua Murilo Andriani, 327
Itacorubi
Florianópolis / SC
CEP 88034-902


3.2 Registrei mais de um domínio. Preciso enviar uma cópia da documentação para cada um ?

É necessário que a cada novo registro, nos seja enviado toda a documentação solicitada, para aprovação e liberação do mesmo.


3.3 Qual a documentação necessária para o registro de um domínio ?

- Cópia do CNPJ ("CGC") da instituição que está requerendo o domínio.
- OFÍCIO assinado e com firma reconhecida pelo responsável da instituição (prefeito, secretário administrativo ou diretor presidente) solicitando o registro de domínio.


3.4 Enviei a documentação e o pedido foi cancelado. Por que ?

Se a documentação chegar fora do prazo determinado, o pedido é automaticamente cancelado, devendo-se entrar com novo pedido de registro e informar o envio da documentação para registro@registro.sc.gov.br.


3.5 Por que os procedimentos administrativos do Registro de domínios sc.gov.br são tão burocráticos ?

Os procedimentos administrativos do Registro de domínios sc.gov.br não são burocráticos. Eles garantem a segurança e a titularidade de seu domínio.


3.6 Quanto custa o registro de um domínio ?

O registro e manutenção de domínios sc.gov.br inicialmente é um serviço prestado gratuitamente, sem nenhum tipo de ônus financeiro ao solicitante. Esta política pode sofrer alterações futuramente mediante a prévia comunicação à todos os responsáveis pelos domínios (Contato Administrativo e Técnico), com no mínimo 90 (noventa) dias de antecedência.
O período para efetuar a renovação dos domínios ainda não está estabelecido.





4.1 O que é DNS ?

DNS é a sigla para Domain Name System ou Sistema de Nomes de Domínios. É uma base de dados hierárquica, distribuida para a resolução de nomes de domínios em endereços IP e vice-versa.


4.2 Como faço para alterar as máquinas DNS delegadas para o meu domínio ?

Qualquer alteração de dados pode ser feita diretamente no sistema. Para mudar de provedor, você deve alterar as máquinas DNS que servem o seu domínio. Para alterar as máquinas DNS de um domínio, você deve ser o contato administrativo ou técnico do domínio, entrar no sistema com sua IDentificação e senha, selecionar o nome do domínio e clicar em "Editar Domínio". Na tela seguinte, você terá acesso aos campos com o nome e número IP das máquinas DNS. Lembre-se de que as máquinas DNS que você informar, já devem estar previamente configuradas para o domínio.


4.3 Como verificar se um problema de DNS foi resolvido ?

Acessando o sistema, verifique em Pendências o seu domínio e clique no botão Verificar DNS agora . O problema estará resolvido se a consulta retornar que o servidor DNS está respondendo corretamente.





5.1 Quantos endereços de e-mail eu tenho direito ?

O Registro sc.gov.br somente executa o registro de seu domínio, apontando para as máquinas DNS que você especificar, não sendo responsável pelos endereços de e-mails ou das páginas www. Quem determina a quantidade de e-maill, o espaço em disco disponível e a forma de operação de seu site é o administrador das máquinas que presta o serviço de hospedagem, geralmente seu provedor.


5.2 Quanto espaço em disco eu tenho disponível para minha página web ?

O Registro sc.gov.br somente executa o registro de seu domínio, apontando para as máquinas DNS que você especificar, não sendo responsável pelos endereços de e-mails ou das páginas www. Quem determina a quantidade de e-maill, o espaço em disco disponível e a forma de operação de seu site é o administrador das máquinas que presta o serviço de hospedagem, geralmente seu provedor.


5.3 Vocês tem um exemplo de uma configuração DNS em Linux ?

Sim, veja neste link